Katy Perry foi a capa da edição de Fevereiro da revista Footwear News. Em entrevista exclusiva, Katy falou mais sobre sua linha, o processo criativo e ainda contou algumas curiosidades.
Confira aqui a reportagem completa e traduzida:

“Katy Perry tem guardado um segredo – em 2013, seu álbum ‘Prism’ foi indicado ao GRAMMY, alcançou um lugar no topo das listas mundiais de música e se tornou um dos álbuns mais vendidos lançados naquele ano. Mas mesmo com uma altíssima fascinação mundial pela cantora pop, ela estava alimentando em particular um outra paixão. Reuniões inspiradoras com os veteranos da indústria fashion Tommy Hilfiger e Vince Camuto precederam visitas a fábricas na região de Toscana, na Itália, enquanto Katy nutria uma afinidade pelo mundo do design e fabricação de sapatos.
“[Calçados] eram uma parte de mim que precisava ser cuidadosamente criada e desenvolvida, e eu tinha que pesar muitas das minhas opções,” contou Katy à ‘Footwear News’ em entrevista exclusiva. “Então, por cerca de três anos, eu estava aprendendo sobre o mercado e [pensando] em quem seria um ótimo parceiro.” Recentemente, Katy e a Global Group Brands – que possui e dirige um lista golpe pesado de marcas de moda e entretenimento – formaram uma parceria produzindo a ‘Katy Perry Footwear’, que deve ser lançada mês que vem. A linha – a primeira de vários projetos de moda da cantora, de acordo com Katy e a Global Brands – é uma parte acessível do estilo corajoso da estrela.

Usando suas palavras: “É vibrante, expressivo e definitivo.” Para Katy, esta receita tem sido crucial para ajudá-la a ressoar na sua diversa fã base.
“É o seguinte: quando estou trabalhando em divulgar uma música, ou no palco, eu não tenho a oportunidade de ter uma conversa cara a cara ou de conhecer todo mundo pessoalmente,” disse Katy. “Então, a forma como me visto pode definir o tom. Os sapatos que estou usando a forma como uso minhas unhas pode ser um iniciador de conversas – pode ser [minha forma de] ‘olá’.”
E o modo que a cantora diz ‘olá’ tem atraído influenciadores da moda desde que alcançou o sucesso em 2008.
“Ela é uma combinação brilhante de alta moda e referências da cultura pop,” disse Derek Blasberg, ‘Nosso Homem nas Ruas’ da Vanity Fair e apresentador do programa ‘Estilo CNN’. “Tem um sorriso – mas também uma piscadinha – em tudo que ela faz e em tudo que ela veste.”
Faz sentido, então, que sua linha de sapatos conte um pouco de sua história. A coleção conta com uma sapatilha de Coelho da Páscoa inspirada em um amado par de sapatos com tema de Dálmata que ela encontrou depois de se mudar para LA em buscar de uma carreira na música, há mais de 15 anos atrás. “Eu juro que eu comecei muitas conversas por causa desses sapatos. Eu tive que trocar as solas deles várias vezes – e eu não tinha dinheiro pra isso,” ela disse, lembrando das compras econômicas quando adolescente e nos primeiros anos de sua carreira, quando o dinheiro era escasso.
Essas experiências foram referência para Katy ao decidir a estratégia de preço para sua coleção, que varia de R$189 a R$899.
“Nem todo mundo é rico, e nem todo mundo é excessivo,” disse ela sobre sua lógica. “Todo mundo tem coisas mais importantes com que gastar seu dinheiro – seja com suas crianças, sua família ou com sua saúde. No fim das contas, não deve ser tão caro mostrar sua personalidade.”
Com a ajuda da Global Brands, Katy encontrou a fórmula vencedora de preço-valor. “Nós aprendemos através da fabricação e da ciência, que podemos fazer coisas [com] melhor qualidade e que não demandem tanto tempo,” disse Katy. “Aplicar toda essa informação faz com que a produção seja melhor, mais rápida e com mais opções.
Para trazer elementos criativos à sua linha, Katy alistou seu primeiro estilista, Johnny Wujek, que atualmente conta com Shakira, Kate Mara e Laura Marano como clientes. Johnny e Kate se conheceram em uma festa em LA cerca de uma década atrás e um ano antes de ‘I Kissed a Girl’ catapulta-lá para o estrelato.
“Katy e eu sempre falamos em fazer uma linha de roupas e sapatos, então essa foi a transição perfeita,” disse Johnny, que é um dos diretores criativos da linha.
Hoje, ele e Katy levam seu “toque peculiar de humor e moda” as reuniões de alta estratégia nos escritórios da Global Brands. “A Global Brands tem uma equipe de design com todo um conhecimento de previsão de tendências, e a gente debate,” explicou Johnny. “Eu contribuo com imagens, e nós passamos [nossas ideias] para a Katy. Ela escolhe entre as que gosta, acrescenta fotos, elimina fotos, e então isso vira um esboço.
Entre as sessões formais, a equipe mantém o fluxo de criatividade através de um grupo de WhatsApp, apropriadamente chamado ‘Irmãs de Sola’. “Nós mandamos ideias e capturas de tela o tempo todo lá,” disse Johnny. “É muito divertido.”
Toques caprichosos e excêntricos ao longo da linha – incluindo um salto em forma de cigarro entre uma série de mules e sandálias inspiradas na viagem de Katy a Cuba – exemplificam a variação de ideias nada convencionais nascidas durante as reuniões. Há uma coleção com tema de moedas, que conta com sapatos decorados com símbolos monetários, incluindo um com um símbolo de dólar e uma pepita dourada como salto. Assim como o restante da coleção, os designs parecem um comprimento as “heroínas dos sapatos” de Katy, Charlotte Olympia e Sophia Webster.
Jimmy Gabriel, presidente de calçados da Global Brands, disse que está apostando no senso fashion imaginativo de Katy e em seu amplo apelo para atingir uma parcela sólida do mercado feminino na faixa de 16 a 40 anos.
“Em adição à sua música, o estilo único e característico de Katy Perry  é seguido por fãs leais e apaixonados de todo o mundo – uma base ideal para uma marca de sucesso,” disse Gabriel. “Nossa sociedade vai capitalizar a visão criativa de Katy, seu alcance global e sua conexão com o público, assim como a expertise da Global Brands em construir marcas e seu forte relacionamento com distribuidores e varejistas globais.”
Até agora, Macy’s, Lord & Taylor, Amazon.com e Zappos assinaram contrato para vender a coleção. (Os sapatos também serão vendidos no e-commerce da própria marca).
Mike Normant, diretor sênior de calçados femininos na Zappos, disse que estão animados em serem um dos primeiros a lançar a linha.
“Katy citou sua fascinação com o espaço e por viajar para os trópicos como inspiração para a linha e tem se envolvido fortemente no processo criativo,” contou Mike. “O resultado é designs novos e divertidos.”
Por sua vez, David Law, vice presidente sênior da Hudson’s Bay e da Lord & Taylor, disse que vê a coleção – de estilos “únicos e diferentes de tudo” no piso de sapatos da Lord & Taylor – sendo um sucesso entre os clientes mais ousados do departamento. “Eles são vibrantes, coloridos. [Eles] serão um iniciador de conversas,” disse David. “Eles vão atrair um cliente confiante, que tenha uma atitude brincalhona em relação à moda, que não tenha medo de se destacar.”
A resposta ao lançamento da coleção na FN Platform em Agosto, em meio a outros varejistas, deixou Katy e a Global Brands confiantes. “Eu não quero ser pretensiosa, mas agora é só acompanharmos a demanda, o que é muito empolgante,” disse Katy. “Eu acho que é fruto do nosso trabalho, do ótimo time que temos a nossa volta e da visão em que acreditamos.”
Mas não dá pra dizer que Katy não espera fazer alguns ajustes ao longo do tempo. “Eu não trabalho com medo, mas acho que temos lições a serem aprendidas,” disse ela.
Experiência e prática sob controle, Katy disse que a indústria da moda pode esperar para ver muito mais dela no futuro – começando dos pés pra cima. “Eu quero aprender muito, me aperfeiçoar e me tornar uma séria colaboradora no mundo da moda,” ela disse. “[Eu não quero] ser uma celebridade que se excede e tira vantagem da sua posição.”

“Eu misturo todo tipo de coisas. [Meu look] pode ser uma mistura de algo vintage que comprei há 10 anos ou algo vintage que comprei agora, com algo que encontrei na Etsy ou na Fancy. Eu posso pegar algo barato que eu amo ou que me atrai e combinar com algo glamuroso.”

REFLEXÕES DA KATY
A cantora que virou designer fala sobre multitarefa, usar seus próprios sapatos e encontrar novos fãs

Sobre equilibrar tudo isso
“A arte de delegar é importante assim como a arte de dizer ‘não’. É puro e simples e equilíbrio – equilíbrio mental, físico e espiritual. Mas nem tudo vai ser perfeito. Eu tenho dias – especialmente quando estou na TPM – em que eu cuspo fogo.”

Sobre usar sua própria linha
“Você é o que você veste, certo? Esta é uma das vezes em que eu realmente amo a coleção e estou empolgada com ela. Não é que vocês nunca mais vão me ver com um par de slides da Adidas. Vocês vão [provavelmente continuarão] me ver nas ruas usando Uggs.”

Sobre esperar que seus fãs se tornem seus consumidores
“Sim, eu tenho um incrível grupo de pessoas que gostam e seguem o que eu faço, mas meu objetivo para essa linha é apenas que sejam ótimos produtos. Que o primeiro pensamento [dos consumidores] seja ‘Amei este sapato!’, e o segundo pensamento seja ‘Eu não sabia que a Katy Perry fez este sapato!’ ”

Sobre seus milhões de seguidores no Twitter
“Se resume a autenticidade. Tem muita coisa que as pessoas podem imaginar quando se é uma celebridade vivendo em uma bolha com 1 por cento [da população]. Eu compartilho a minha história de vida, ilumino coisas que precisam de uma voz; e às vezes sou boba, sombria e sarcástica.”

Sobre políticas das mídias sociais
“Eu entrei no Twitter para saber o que está acontecendo em tempo real. Mas você pode acabar descobrindo que algumas vezes não as melhores vozes fazem mais barulho. Você tem que ser seu próprio filtro para tudo que ingere – ponto e final da história.” “

Katy realizou uma pequena sessão de fotos para a revista, confira em nossa galeria:

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