Foi ao ar, esta segunda-feira (18), o quinto episódio da nova temporada da competição musical American Idol.

Confira um resumo do que rolou no quinto, e último, dia de audições:

A primeira candidata da noite a se apresentar é Jade Flores, que sempre teve problemas de peso e de auto estima, até que encontrou seu marido. Katy comentou que Jade tem personalidade suficiente para suportar sua voz, e ela foi classificada para a próxima fase da competição.


Jacob O’Brien chegou a sala de audições vestido com a bandeira americana e cantou uma composição original, sobre seu amor pelos Estados Unidos. Os três jurados concordaram que sua voz não estava a altura da competição e mandaram o menino de volta pra casa.


Em Nova Iorque, Christian Padavan cantou “Vienna”, um clássico do Billy Joel. O rapaz comentou que sua namorada, que também cantava, foi o acompanhar, e Katy insistiu para que ela entrasse e cantasse também, apesar da menina estar bastante tímida. Ela cantou uma versão acústica de “Toxic” e deixou os jurados encantados. Christiaan ainda deu uma palinha de “New York, New York” e recebeu o ticket dourado.


Ryan Hammond, filho de um diretor de coral de igrejas que Katy disse conhecer, perdeu mais de 75kg recentemente, após uma cirurgia bariátrica, e teve uma recuperação nada fácil. Ele escolheu “Lay Me Down” para cantar, e Katy comentou que ele deve tentar deixar para trás o tom de “cantor de igreja” que há em sua voz. Ryan foi classificado para a próxima fase do programa.


Chloe Channell, de 16 anos, levou o cantor country dos anos 90, Billy Dean, para acompanhá-la ao violão. Kenny Rogers, que escreveu a canção “Lady”, com Lionel Richie, descobriu o talento da menina quando ela tinha apenas 12 anos de idade. Chloe cantou “Stupid Boy”, ouviu de Katy que ela “é brilhante”, e segue na competição.


Emma Kleinberg contou que seu irmão foi diagnosticado com transtorno bipolar, e que, no ano passado, tentou tirar a própria vida, e acabou ficando com sequelas cerebrais. Ela cantou “American Privilege”, e ouviu de Katy que sua audição foi a melhor do dia. Emma recebeu o ticket dourado e continua no programa.


O próximo candidato a se apresentar é Zebulon Spencer, cantor country. Katy comentou que acredita que ele tem algo com o quê vale a pena trabalhar, e o rapaz passou para a próxima fase da competição.


Jorgie nasceu em Israel e, aos 18 anos, se mudou para Los Angeles, mas nunca contou para sua família que é gay. Vestindo um casaco de pelos cor de rosa, ele cantou uma musical autoral, intitulada “Heaven”, que escreveu para um cara chamado Jeffrey. Katy gostou da emoção em sua voz e Jorgie foi classificado para a próxima etapa.


Nick Merico participou do programa “Jovens Bruxas”, da Nickelodeon, quando adolescente mas, aos 22, sonha em se tornar cantor. Ele escolheu “Back to Black” para cantar, enquanto tocava piano. Katy admitiu que algumas pessoas cantam melhor do que ele, mas que ele tem o pacote completo.


A próxima a entrar na sala de audições é Lady Mapo, uma garota gótica, usando roupas e batom pretos para combinar com seu cabelo também preto. Ela contou para os jurados que achou o ano ano passado entediante, já que foi muito “americano”. Ela começou a cantar e dançar até que, de repente, tirou a peruca e se revelou ser Maddie Poppe, vencedora da última temporada do American Idol.


Jared Sanders, grande amigo do vencedor da 13ª temporada do programa, Caleb Johnson, trabalha como bombeiro e se sente totalmente preparado pra se tornar o próximo “American Idol”. Ele cantou um clássico do George Strait mas não agradou. Depois de ouvir um “não” de Katy e de Luke, Jared deixou a competição.


A última apresentação da noite foi a de Jackson Gillies, rapaz de 19 anos que tem uma doença de pele chamada HS (Hidrosadenite Supurativa, conhecida como acne inversa) e diabetes. Apesar dos problemas de saúde, ele tem uma atitude positiva, e prefere expressar sua dor através da música. Ele cantou “Make It Rain” e encantou os jurados. Jackson foi classificado para a próxima fase do programa.


O próximo episódio vai ao ar domingo (24), nos Estados Unidos, pelo canal ABC.
Aqui no Brasil, o sexto episódio será exibido na próxima quarta-feira (27), pelo canal Sony.


Não deixem de acompanhar nossas redes sociais, Twitter, Facebook e Instagram para futuras informações.