Foi ao ar, ao vivo, dia 19 de maio, o último episódio da décima sétima temporada da competição musical American Idol.

O público americano pôde votar durante as apresentações dos 3 finalistas, dos jurados, cantores convidados e de alguns ex-participantes.

Confira um resumo do que rolou:

Lionel Richie abriu a noite de apresentações com seu hit “Dancing on the Ceiling”, sendo, em seguida, acompanhado pelos Top 10 candidatos da temporada.


Laine foi o primeiro finalista a se apresentar, cantando “Home”, do Marc Broussard. Os jurados o aplaudiram de pé e Katy disse que se ele se dedicar, se tornará uma das maiores estrelas do planeta.


Madison foi a próxima a subir ao palco, e escolheu o sucesso “Shallow”, da Lady Gaga feat. Bradley Cooper, para cantar. Novamente, os jurados se levantaram para aplaudir e Katy contou que eles sabiam que ela tinha muito talento desde que fez a audição.


Alejandro cantou uma composição autoral, intitulada “Millennial Love”. Katy o aconselhou a nunca se deixar desanimar por causa dos comentários do público.


Laine retornou ao palco cantando “Jambalaya”, do Hank Williams. Katy brincou pedindo ao candidato que a levasse para pescar.


Para sua segunda apresentação da noite, Madison escolheu “Breakaway”, da Kelly Clarkson, com quem foi comparada durante toda a competição. Katy disse para ela continuar a nutrir o seu talento e continuar trabalhando de forma ética, e que, assim, voará alto.


Alejandro cantou mais uma de suas composições originais, “Tonight”, enquanto tocava teclado. Katy comentou que ele transformou o American Idol em muito mais do que um “show de karaokê”.


A vencedora da quarta temporada do programa e cantora country de sucesso mundialmente, Carrie Underwood, subiu ao palco para cantar seu novo single, “Southbound”.


Ryan Seacrest anunciou que Madison foi a candidata menos votada até ali, e que deveria deixar a competição.


Montell Jordan se apresentou com uma de suas músicas mais famosas, “This is How We Do It”. Relembrando a “dança da minhoca” que Katy Perry fez para essa música durante uma das audições, ele levou para o palco dançarinos vestidos como ela, fazendo a mesma dança.


Foi a vez da própria Katy subir ao palco do Idol para cantar, pela primeira vez, “Con Calma”, sua recente parceria com Daddy Yanke. Katy apareceu em baixo de uma peruca gigantesca e, na metade da música, se juntou ao rapper em um cenário todo colorido.


Com uma orquestra ao fundo, Alejandro voltou ao palco e cantou mais uma composição própria, chamada “10 Years”.


Adam Lambert, também ex-candidato do programa, cantou seu novo single, “New Years”. Dimitrius Graham se juntou a ele em uma apresentação de “Bohemian Rhapsody”.


Depois de ter sido eliminada, Madison voltou para cantar “Speechless” com a dupla country Dan + Shay. Em seguida, se apresentou, sozinha, com “All to Myself”.


O jurado Luke Bryan tomou conta do palco para cantar sua música mais recente, “Knockin’ Boots”. Ele chamou Laci Kaye Booth para se juntar a ele, e cantaram “Every Breath You Take”.


Jon Pardi e Laine apresentaram duas canções juntos, “Dirt on My Boots” e “Night Shift”.


Katy Perry voltou a se apresentar, usando vestido longo cheio de brilhos, desta vez com “Unconditionally”, junto com Jeremiah Lloyd Harmon.


Em seguida, Weezer cantou “Africa” com Wade, que se juntaram a Walker Burroughs em uma performance de “Take on Me”.


Kane Brown subiu ao palco para cantar dois de seus maiores sucessos: “Good as You” e “Lost in the Middle of Nowhere”, acompanhado por Alyssa Raghu.


Shayy se juntou a eles e os três cantaram “Rise Up”, da Andra Day.


Uche’ se juntou ao Kool & The Gang para cantar o funk “Hollywood Swinging”.


Para sua última apresentação, Laine escolheu “Bring it On Home to Me”, do Sam Cooke, para cantar. Katy disse que ele é autêntico e que está pronto para aproveitar seu momento.


Alejandro decidiu cantar mais uma composição original em sua última apresentação no programa, intitulada “Out Loud”, música que cantou em sua audição. Katy comentou que se sentiu honrada em ter dado um impulso para que ele encontrasse suas asas.


Ryan encerrou as votações e anunciou: Laine Hardy é novo American Idol!

Laine fechou a temporada com a apresentação de seu primeiro single, “Flame”.


Não deixem de acompanhar nossas redes sociais, Twitter, Facebook e Instagram para futuras informações.