Em recente entrevista ao site Garage, Urs Fischer, artista nascido na Suíça e que atualmente mora em Nova Iorque, responsável pela criação de um busto gigante e interativo da cantora Katy Perry, falou sobre como surgiu esse projeto e os desafios a seu respeito.

GARAGE: Como esse projeto surgiu?

URS: Eu já estava fazendo esculturas de plastilina de argila quando fui abordado por Katy para fazer algo para o lançamento de seu álbum ‘Witness’, em LA. Eu dei a ideia de fazer uma escultura em camadas e perguntei como ela gostaria de ser retratada, e ela respondeu ‘nua’. Nós começamos daí, mas era tecnicamente muito complicado fazer o corpo inteiro. Eu reduzi a um busto – a cabeça e os ombros – porque seu rosto também é uma representação nua de você. Não tivemos tempo suficiente para terminá-la até o lançamento do álbum, então, eu fiquei com a peça sobrando no estúdio. Eu não sabia o que fazer com ela, então eu perguntei a ela se eu deveria apenas expô-la em algum lugar, e ela disse ‘é claro’. Eu tentei exibi-la em Roma, mas não funcionou, então eu aluguei esse espaço em Nova Iorque. Não tem nenhuma galeria apresentando; eu fiz por conta própria.

G: A peça está em fluxo?

U: Sim, ela fica mudando. No começo, é sobre pureza. É apenas o rosto dela. Depois ela é desmontada. Tem camadas de argila colorida dentro do puro, branco busto. A princípio as pessoas trabalharam na escultura, e depois começaram a rabiscar nas paredes ao redor. É quase como ‘cadeados em uma ponte’. O busto está lá para as pessoas usarem. É um material. É sobre fazer uma marca. Algumas pessoas acrescentam à escultura, mas a maioria das pessoas apenas escreve seu nome. É uma experiência para a plateia.

G: Como vai acabar?

U: Eu não sei, vamos ver. Vai ficar exposta até o final do ano. As pessoas apenas entram e começam a trabalhar. Sempre tem gente lá, e são, principalmenteI, pessoas que nunca se empenham na arte. Está virando uma bagunça. No final nós vamos, provavelmente, ver o que podemos reciclar e o resto vai para qualquer lugar.”


Não deixem de acompanhar nossas redes sociais, Twitter, Facebook e Instagram para futuras informações.